quarta-feira, 21 de maio de 2014

Acidente fatal que resultou em 18 mortos em Canindé vira motivo de piadas preconceituosas contra o povo cearense

 Se depender do que foi possível ler nos comentários de alguns leitores, publicados no portal G1, sobre a tragédia ocorrida em Canindé, no Ceará, na manhã deste domingo, 18, quando um ônibus tombou, resultando na morte de 18 pessoas, pode-se facilmente afirmar que o preconceito não possui escrúpulos, nem empatia, nem misericórdia e muito menos limites.


Diante da dor de famílias que perderam entes queridos, a saber, pais, mães, filhos e filhas, algumas pessoas ainda encontraram no episódio trágico motivo para piadas claramente preconceituosas.

Ao comentar a notícia, uma leitora do Rio Grande do Sul, identificada na postagem como Anita Carmo, escreveu: 

“A notícia boa é que esse povo não virá poluir meu RS.”

Outro comentarista desdenhou do Estado do Ceará e detonou a seguinte observação:

“Não sabia que existia ônibus no Ceará kkk.”

Outro leitor, atribuindo cunho político à tragédia, afirmou:

“Com todo o respeito… 20 eleitores do PT a menos.”

Numa manifestação grotesca de ódio ao povo do Nordeste (especificamente do Ceará), outro leitor deu a entender que a notícia é engraçada e escreveu:

“Ô meu padimcisso abençoado kkkkkkkkkkkkkkk”, numa clara referência a Padre Cícero Romão Batista, venerado como santo por centenas de milhares de devotos espalhados por todo o país.

Como se uma tragédia de tão graves proporções pudesse servir de base para piadas (alguns corpos ficaram mutilados, e o IML estima pelo menos 18 mortos), outro leitor do G1 escreveu:


“Será que o acidente poderia ter sido evitado se as pessoas (cearenses) tivessem sentados um de cada lado? Vai ver o peso da cabeça chata fez o ônibus tombar… eu tinha 2Kg de mandioca para dar a esse povo… o que eu faço agora?”

Em resposta aos comentários desconcertantemente preconceituosos, uma leitora identificada como Rejane Soares escreveu:

“Já vi tantos comentários estúpidos e racistas aqui a respeito deste triste acidente que chega a dar nojo. SOMOS NORDESTINOS! SOMOS CEARENSES COM MUITO ORGULHO. E para aqueles que se acham melhores só por que moram em outra região do país o que eu sinto é PENA, por serem pessoas tão desprezíveis, sem noção, sem coração e respeito ao próximo.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário