domingo, 6 de julho de 2014

Começa neste domingo campanha eleitoral nas ruas e internet


     Terminado no sábado (5) o prazo do registro de candidatos que disputarão as eleições de outubro, começa neste domingo (6) o período da campanha eleitoral nas ruas e na internet.

Dos três principais candidatos à Presidência da República, a presidente Dilma Rousseff é o único que iniciará o período oficial da campanha sem compromissos públicos neste domingo. O senador Aécio Neves, candidato do PSDB, participará do 17º Festival do Japão, em São Paulo. O candidato do PSB, o ex-governador Eduardo Campos, dá a largada à campanha oficial ao lado da candidata a vice Marina Silva no Sol Nascente, comunidade considerada umas das mais pobres da periferia de Brasília.

No rádio e na televisão, a propaganda institucional de candidaturas e partidos está proibida desde o dia 1º – o horário eleitoral gratuito começa somente em 19 de agosto.

O período das campanhas é marcado por uma série de normas que buscam dar igualdade de oportunidade às candidaturas. A legislação eleitoral determina, por exemplo, o tamanho dos cartazes com o nome de candidatos, os locais onde eles podem ser afixados e os horários para a realização de comícios. Também é definida por lei a atuação de agentes públicos nas campanhas e o tipo de ação vedada.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o erro mais comum nas campanhas é a instalação de outdoors com propaganda de candidatos, o que é expressamente proibido.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário