quinta-feira, 7 de julho de 2011

37 distritos querem a emancipação política no Ceará

       A Assembléia Legislativa do Ceará já recebeu 37 projetos de distritos que querem a emancipação política.

As localidades acreditam que atendem aos requisitos para se tornarem municípios, mas o processo é longo e exigente. É preciso passar por várias etapas, que vão desde avaliações estruturais a dados técnicos.

Canaã, Caponga e Sucesso estão perto de virar municípios.

Além disso, os especialistas alertam para divergências legais, que podem retardar as decisões. No Brasil, há processos que já levaram 30 anos para serem concluídos.

Em agosto será realizado o plebiscito que aprovará ou não a criação de novos municípios no estado.

Em entrevista ao Canal Destaque, o vereador José Braga Barroso representante do distrito de Lisieux, falou da importância e conseqüências de emancipação região.

Com uma população de 2083 habitantes pelo censo de 2010, Lisieux é forte candidato devido a infra-estrutura já existente como: Posto combustível, emissora de rádio, acesso asfaltado, além de uma escola estadual de grande porte.O vereador ressaltou ainda, que juntando os habitantes de Macaraú e  Trapiá ,não chegariam a superar a população de Lisieux.

Caso a localidade representada pelo vereador não seja a escolhida para ser a sede do “novo município”, José Braga deu como exemplo, Itatira (sede) e Lagoa do Mato (distrito).onde a localidade de Lagoa do Mato tem uma população bem maior que a sede e que jamais se emancipará, porque supera a sede em mais de 50% da renda do município.

José Braga Barroso em resposta se seria candidato a prefeito independente de qual localidade ser sede, ele não teve duvidas de enfatizar que, será candidato sim, caso a região seja contemplada com a emancipação.

Ouça a entrevista na integra no link:COPIE e COLE
http://www.4shared.com/audio/cn_PiP5h/BRAGUINHA_LISIEUX_2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário