quarta-feira, 4 de maio de 2011

Colação de grau pode ter sido a última do Campus Avançado da UVA em Santa Quitéria

Duas turmas(Português e História) do Campus Avançado da Universidade Vale do Acaraú em Santa Quitéria com 67 alunos, colaram grau na noite desta segunda-feira, no ginásio poliesportivo Antônio Alexandre Rodrigues Bendô. Antes, uma missa na Igreja Matriz deu início às solenidades.

O prefeito em exercício Haroldo Martins Filho acompanhado da primeira-dama Meire Martins, prestigiou o evento, além de vereadores e representantes da UVA.

Estas duas turmas são as últimas deste Campus da UVA em Santa Quitéria que estavam em atividade. Pois, segundo informações, não existem mais nenhum curso disponível para este município.

A explicação é financeira. Há alguns anos atrás, universitários entraram na Justiça para não pagar a mensalidade a exemplo do que acontece com o Campus de Sobral. Sem o pagamento da taxa mensal, não há condições de manutenção de custo dos professores, tornando inviável a continuidade do serviço da universidade.
Se na época, o Poder Público(Executivo e Legislativo) tivessem se interessado pela causa, talvez, hoje, Santa Quitéria poderia está, não somente com com um Campus avançado, mas sim, com uma Universidade.
Isso não é "bicho de sete cabeças", pois depende muito do interesse dos políticos(prefeitos e vereadores) que até hoje preferem ficar trocando acusações por causa da compra de ônibus que nunca saiu. Estes veículos serviriam, também, para transportar os universitários para Sobral o que não diminui em nada, o risco que eles correm, diariamente, por causa dos assaltos e outras adversidades e com a disponibilidade de um ensino deste nível na nossa cidade todos estes problemas seriam resolvidos.
Parabéns aos formandos que tiveram empenho e subiram mais um degrau na conquista de mais qualificação profissional e tiveram a sorte de poder fazer este curso na sua própria cidade. 

FONTE: Santa Quitéria de Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário